SEJAM BEM VINDOS - HORA DO TÉRAS

sexta-feira, 5 de março de 2010

Primeira postagem: O que é o Tereré!


A erva mate é uma planta nativa do Paraguai. É uma erva medicinal, 100% natural e produzida de maneira extremamente ecológica. Não recebe nenhum tipo de produto químico ou conservante em nenhuma das fases de sua produção. Muito conhecido no Paraguai, Mato Grosso do Sul e seus arredores e recebe o nome científico de “Ilex paraguariensis”. Várias marcas existem no mercado...
Dessa erva, fazemos o TERERÉ.
Ele é semelhante ao chimarrão, no entanto seu mate é ligeiramente torrado e deixado em repouso durante meses em local seco para só então ser consumido com água gelada. O recipiente usado para preparar o TERERÉ, onde se coloca a erva é a GUAMPA, que é um chifre cortado ao meio e preparado para ser utilizado como um copo. Na falta de uma guampa, podem-se usar outros recipientes, mas normalmente, essa é a ordem de preferência: Guampa, copo de alumínio, copo plástico, copo de vidro ou em último caso, caneca G@F (usada especialmente para outros fins). A bomba é o instrumento por onde o mate será sugado e geralmente é usada uma bomba de tubo chato, que se adapta melhor ao bocal da guampa (mas nada impede que seja substituído pelo formato tubular, usado para o chimarrão).

PREPARANDO UM BOM TERERÉ

Coloque a erva em 2/3 de uma guampa ou copo e faça leves movimentos para cima e para baixo, coma mão cobrindo a boca da guampa, a fim de deixar a erva inclinada. Coloque a bomba de lado, encostando-a no fundo da guampa. Se preferir você pode também acrescentar limão na água gelada ou uma ou duas rodelas na guampa ou também folhas de boldo ou hortelã, porém sempre em pequena quantidade (algumas pessoas acrescentam açúcar, refrigerante, sucos diversos, etc, porém isso não é o Tereré).

OS MANDAMENTOS DO TERERÉ

Tomar Tereré todos os dias
Não cuspir o Tereré
Não mexer na bomba
Não colocar açúcar
Não dizer que é anti-higiênico
Não deixar um Tereré pela metade
Tomar até escutar o “ronco”, ao final do Tereré
Jamais chamar a guampa de cuia
Não alterar a ordem em que o Tereré é servido
Não demorar com a guampa na mão
Não derrubar a erva sagrada
Amar o Tereré sobre muitas coisas.

Saiba mais aqui.

0 comentários:

Postar um comentário